Find...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Estágio Seleção Jovem e CNE

Decorreu nos dias 10 e 11 de Março um estágio da seleção jovem, em Viseu.

Sábado de manhã fomos para o mapa da Sra. do Crasto, onde permanecemos todo o dia, e realizámos um treino de relocalização (em grupos).


À tarde realizámos 3 treinos: percurso em linha, pontos de ataque e opções longas. 




 Domingo permanecemos na Sra. dos Caminhos e, em equipas, realizámos um score, primeiro todos em grupo e depois individualmente.


foto do grupo de seleção jovem (por Cátia Marques)

Depois deste estágio, ressenti-me do tendão de aquiles, dor que só passou passada uma semana. Assim sendo, concluo que não posso arriscar tanto como dia 10 de março.

No fim de semana seguinte, dia 17 de março, decorreu uma prova do meu clube, CPOC, em Monsanto e Caselas. Eu não participei, apenas organizei. No entanto, foi triste ver como o Circuito Nacional de Estafetas, um circuito criado para que os atletas possam evoluir, tenham mais oportunidades para competir e participar em partidas em massa, foi completamente posto de lado pelos atletas e clubes, pois apenas eles tinham a ganhar em participar. Enquanto os clubes se preocuparem mais em ir às provas que contam para a Taça de Portugal coletiva do que no desenvolvimento dos seus atletas vai ser difícil a orientação portuguesa evoluir...

Este fim de semana será a primeira manga do Campeonato Ibérico, em Córdoba.

Até lá,

Vera Alvarez

segunda-feira, 5 de março de 2012

Portuguese Team's Training Camp - Viseu

Este fim de semana voltei a Viseu, para os terrenos do POM, no estágio da seleção sénior.Os treinos foram realizados em conjunto com alguns elementos da seleção sueca, o que constituiu mais um incentivo. :)

Como eu já sabia o que me esperava, senti-me muito mais preparada para enfrentar as florestas e uma vez lá não desanimei e tentei superar a minha maior dificuldade, a progressão, e, assim, sinto que desfrutei muito mais da orientação. Ao longo do estágio fui cometendo alguns erros, principalmente no control picking, no entanto e de uma forma geral, fiquei satisfeita, principalmente porque me senti muito bem na floresta e com mais vontade de continuar a treinar naqueles terrenos! 

No sábado de manhã realizámos um treino de sprint bastante interessante, em Vouzela. À tarde fizemos o control picking e à noite um treino de corredor, ambos no mapa da Sra do Crasto. Domingo fizemos partidas em massa no mapa da Sra dos Caminhos.

maior erro : 20 seg para o ponto 14

 maiores erros: 13, 14, 17, 19, 38 (saltei 1 ponto no pensamento xD)


 ponto 1

Agora é esperar pelo próximo fim de semana :)

Vera Alvarez



sexta-feira, 2 de março de 2012

18 anos, 118 dias para o EYOC

Agora que já passou o POM, é tempo de recuperar energias e treinar forte... vem aí o EYOC! Esta será a minha última oportunidade de ir a esta competição sendo este, como já referi, o meu principal objectivo desta época.

A prova vai realizar-se em Bugeat, em França. Por isso, vamos ter a oportunidade para ter um estágio de preparação nos terrenos da competição, nas férias da Páscoa, o que ainda me deixa com mais ambições para esta competição (pois sei que, se tiver ambientada aos terrenos e à espera do que vou encontrar, estão reunidas todas as condições para poder ter uma boa prestação). 

Agora resta-me treinar, treinar e treinar, não só fisicamente, mas também tecnicamente pois encontro-me numa fase em que estou a cometer bastantes erros técnicos.

Entretanto, notei no curioso fato de hoje eu fazer 18 e anos e faltarem exatamente 118 dias para começar o EYOC 2012! Coincidência? 



XIII Meeting Orientação do Centro - WRE

Decorreu no passado fim de semana, dias 25 e 26 de fevereiro, o XIII Meeting Orientação do Centro , na Marinha Grande.

Como no sábado a prova contava para o ranking mundial (WRE), eu fiz o escalão de elite neste dia. No entanto, apesar de eu pensar já ter recuperado do POM, tinha uma prova de distância longa com 11,7 km, sentindo muitas dificuldades físicas desde o início da prova. Perdi bastante tempo para o ponto 4, mas o pior foi mesmo a zona dos loops pois, como estava muito cansada, nem estava já a conseguir pensar bem para onde ir, acabando apenas por correr na direção e depois disso pensar! Assim, perdi entre 30 a 40 segundos em quase todos os pontos dos loops. Para o ponto 16, comi um gel e fiquei melhor, conseguindo aguentar o resto da prova melhor (mas ainda perdi bastante tempo para o 17).  Fiquei em 43º lugar, 3ª portuguesa.

Mapa (não era permitido o uso de GPS):


(foto tirada por António Marcolino)
Resultados aqui.

No domingo fiz a minha prova em D20, pois é este o meu escalão do ranking. Fui fazendo erros em vários pontos, sendo o 10 o mais evidente (+/- 4minutos de erros no total). Classifiquei-me em 2º lugar, a 28segundos da primeira a atleta, Hietaoja Essi (finlandesa).


(foto tirado por Tiago Leal)
Resultados aqui.

Este fim-de-semana vou participar no estágio da seleção sénior, em Viseu.

Até à próxima e, até lá, orientem-se (que eu também vou tentar)!

Vera Alvarez