Find...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

So Let's Assume I'm Back

Sete meses sem escrever, o que aconteceu em todo este tempo? 

Antes de mais participei no EYOC (European Youth Orienteering Championships), o meu último de sempre, o qual teve lugar em Bugeat, França. Começou "bem" com a prova de sprint, na qual obtive o 7º lugar. Usei as aspas porque, apesar de este ser um bom resultado, acabei por perder os 10 segundos (que me valiam o 3º lugar) a caminho do 200, já no corredor de chegada... Este foi, portanto, um resultado particularmente frustrante, principalmente por ter ficar apenas a 1 segundo de receber o diploma. GPS da minha prova aqui. 
A distância longa foi para esquecer, fiz tudo mal...Até tenho vergonha de pôr aqui o link do GPS! A estafeta foi uma prova que eu gostei bastante por me manter com o grupo da frente até bem perto da chegada, tenho pena de não ter levado GPS nesta prova.





Depois disso, voltei a Portugal e, dias depois, foi em Kosice, na Eslováquia, que decorreu o JWOC (Junior World Orienteering Championships). Também o sprint foi a minha melhor prova, onde obtive o 36º lugar, o que me deixou bastante satisfeita devido à pouca distancia entre atletas. De resto, também tudo correu mal: distância longa, média e estafeta.



As provas chegaram ao fim e era tempo de ter férias e de analisar resultados. Apesar dos bons sprints em ambas as competições, no que pensei mais (e continuo a pensar) é onde falhei, principalmente nas longas. No EYOC cedi à pressão de uma forma flagrante, no entanto, no JWOC foi diferente: as minhas ambições não eram tão grandes. Ainda assim, estive completamente perdida durante grande parte da prova (que durou 3 horas até eu desistir!), o que não me acontecia há anos - aquela sensação de estar perdida e de já não saber o que fazer nem como resolver a situação - Horrível. A pior prova da minha vida.

Acabaram as férias e recebi uma grande notícia que, embora não esteja diretamente relacionada com a minha vida como atleta, vai afetá-la para sempre: Entrei na faculdade que desejava - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa -, sendo que estou a estudar para vir a ser médica! :)



Obviamente que esta grande mudança na minha vida teve implicações e requeriu uma habituação que ainda está em curso. Passei por alturas menos boas, ou mesmo más, a nível de treino e de motivação.  Admito que é complicado, não só devido à vida que agora tenho, mas principalmente pela motivação que não ganhei ao participar em competições. Todas as provas em que participei, no geral, não tiveram a qualidade desejada e, além disso, fui muitas vezes a única a concorrer pela vitória. Não é algo que se possa resolver (a parte da competição) pois, apesar de eu subir um escalão para ter mais competitividade, não há atletas lá e acabo por competir comigo mesma o que é naturalmente desmotivador... 

A segunda parte da época de 2012 resume-se a eu ter participado na segunda etapa do campeonato ibérico, sendo que me sagrei campeã ibérica na soma das duas etapas. Depois disso, estive também presente na prova de Santiago do Cacém e, em seguida,  nos campeonatos nacionais absolutos, onde obtive o 2º lugar, o meu primeiro pódio num campeonato absoluto. Ainda no final de 2012, participei no estágio da seleção senior/jovem que teve lugar na Marinha Grande. 

As provas que aí vêm, a começar já amanhã com o NAOM, trouxeram-me a motivação que precisava para começar esta nova época de 2013, agora a correr em seniores. Voltei a escrever e espero conseguir continuar a fazê-lo de uma forma regular.

Até à próxima!

Vera Alvarez

3 comentários: