Já lá vai quase um mês desde o meu último post... Mas vou agora pôr a escrita em dia ^^
Como tinha referido, nas férias da Páscoa desloquei-me a França para o estágio de preparação para o EYOC, que irá decorrer no final de Junho. Os terrenos mostraram-se bastante interessantes tecnicamente, onde é de notar as constantes mudanças do tipo de vegetação (verdes), que se notam muito bem no terreno com a mudança de visibilidade e, por vezes, de progressão. O tipo de cartografia é diferente do que estamos habituados, como é natural, mas penso que é acessível a adaptação. Verifica-se, também, bastante desnível, sendo crucial eu estar preparada para ele daqui a dois meses.
Nós realizámos treinos em floresta durante toda a semana, sendo que sábado nos dedicámos apenas ao sprint. No fim de semana estivemos presentes nas provas de seleção da seleção francesa para o EYOC e para o JWOC, compostas por uma prova de sprint e outra de distância longa (também uma média, mas nesta já não participámos). Embora me tenha sentido bem nos treinos, a prova de distância longa correu-me mal nos 3 primeiros pontos, perdendo quase 10 minutos. Deixo aqui todos os mapas, embora sem o GPS pois a minha pen deixou de funcionar e ainda estou a tentar arranjar uma solução :s.
Desde França, tenho estado um pouco afastada da orientação (tecnicamente), não só por não terem havido provas importantes, mas também, e principalmente pois, no final de Junho, antes do EYOC, serão também os meus exames de Português e Matemática, determinantes para a minha entrada na faculdade. Por isso, e como uma forma de pode estar presente em todas as provas e estágios, comecei a preparar-me mais cedo, o que me traz mais margem de manobra até aos exames.
Esta ausência de treino técnico contrasta, assim, com o treino físico que tenho vindo a realizar, pois estou na fase mais forte e importante de preparação física desta época.
Amanhã vou voltar à competição, desta vez em Terras de Bouro. São os 4 dias do Minho, que englobam os campeonatos nacionais de distância longa e de estafetas, uma etapa do circuito urbano e uma prova a contar para a taça de Portugal.
Até à próxima e, até lá, orientem-se!
Vera Alvarez