Find...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lunarun's & stuff

Após os 4 dias do minho, era tempo de continuar a treinar em força... Passaram 3 semanas bastante duras, nas quais eu me dediquei exclusivamente ao treino físico.

Entretanto, recomeçaram as Lunarun: actividades organizadas pela nike, em Lisboa, com partida às 20h30 no Largo Camões. O principio básico destas corridas é a orientação. Na partida, dão-nos uma planta e nela existem 5 pontos marcados, sendo um deles obrigatório (que, por acaso, é o que está sempre no sítio mais alto!). O objectivo é realizar 4 destes 5 pontos, pela ordem desejada. Eu nunca tinha participado em anos anteriores, mas a Mariana estava sempre a falar-me destas provas, por isso decidi que desta vez tinha de ir mesmo.

Na minha primeira lunarun haviam alguns problemas com a colocação dos pontos e eu fiz um erro no último ponto, pois fui para o centro do círculo (onde é costume estar o ponto para nós orientistas..). Na segunda fiz uma prova limpa, completano os 5.3km do meu percurso em 21:59, o que me valeu a vitória.

Aqui estão os mapas e fotos:





Dois dias depois, realizou-se a prova do CPOC em Lisboa, na qual eu ajudei na organização. Mais tarde, fui representar a equipa feminina do meu clube de atletismo, Clube Atletismo Salesianos de Manique, aos apuramentos para os nacionais de clubes, nos 5000 metros. Consegui fazer a minha melhor marca de sempre (o que é natural pois esta foi apenas a segunda vez que fiz 5000), que foi de 19.36. Este resultado deixou-me bastante animada, principalmente por ter sido realizado na fase mais intensa da época.

Podem ver os resultados aqui.

No entanto, nem tudo eram rosas. Durante toda essa semana tive uma dor na inserção do quadricipede que se veio a agravar, sendo que a prova dos 5000 metros foi a gota d'água. Por isso, decidi parar. Esperei que a dor, que inicialmente parecia ser apenas uma distensão, passasse, no entanto, era uma tendinite. Todo o trabalho que poderia manter a forma (natação, bicicleta..) não podia ser feito devido ao tipo de lesão. Estive parada duas semanas, o que implicou que os campeonatos nacionais de média e sprint fossem um novo recomeço. 

O voltar à normalidade foi um corrida contra o tempo por o EYOC se aproximar a passos largos. Neste momento, sei que poderia estar mais forte fisicamente e que esta paragem ainda me pode vir a afetar, no entanto, todo o trabalho que fiz este ano não desapareceu e é nele que eu tenho de confiar agora.

Até amanhã,
Vera Alvarez

segunda-feira, 28 de maio de 2012

4 dias do Minho

Mais um mês passou e, agora com tempo, aqui vai a descrição dos 4 dias do Minho.

Campeonato Nacional de Distância Longa



Sábado de manhã era tempo do campeonato nacional de distância longa, o meu primeiro em D20. A minha prova embora, de um ponto de vista geral, tenha sido regular, cometi alguns erros. Logo no ponto 2 fiz o maior deles, perdendo quase dois minutos, seguindo-se os pontos 5, 11 e 13, onde as perdas de tempo não foram tão relevantes.



Resultados:1 3237 Vera Alvarez 94 [094] CPOC 1:12:012 4142 Rita Rodrigues 93 [151] GafanhOri 1:29:04 3 4112 Inês Pinto 92 [151] GafanhOri 2:00:15
4 3720 Ines Aires 92 [007] Ori-Estarreja 2:53:38
5 2820 Ana Ribeiro 92 [037] GD Luz Verde 2:55:464 3720 Ines Aires 92 [007] Ori-Estarreja 2:53:385 2820 Ana Ribeiro 92 [037] GD Luz Verde 2:55:46


Campeonato Nacional de Estafetas



No dia seguinte foram os campeonatos nacionais de estafetas, os mais aguardados. Este ano constituímos a mesma equipa  de há dois anos (Liliana Oliveira, Mariana Moreira e eu), mas desta vez no escalão de elite, o que constituiu um desafio totalmente diferente. Sabíamos que a vitória era possível, mas não deixou de ser uma surpresa bastante agradável a prova fantástica que a Liliana fez no primeiro percurso, conferindo-nos 3 minutos de avanço sobre a segunda equipa. A Mariana, como não podia deixar de ser, ampliou esta vantagem para mais de 8 minutos. Quanto à minha prova eu decidi, face à vantagem que já levávamos, optar sempre pelo mais seguro, nem que para isso tivesse que perder tempo em relação aos melhores splits. Esta segurança foi levada ao extremo, sendo que eu cheguei a repetir uma pernada pois, quando cheguei ao ponto seguinte, não me lembrei se tinha picado o anterior e achei que poderia ter mais a perder se não voltasse atrás. Apesar das precauções, ainda perdi cerca de 2 minutos no ponto 8. Esta vitória deixou-me bastante motivada, principalmente pelo facto de saber que esta equipa estará cá para o futuro. Somos as três bastante jovens e temos ainda muito que evoluir.



Resultados:1 138 [94] CPOC 1:54:35
Liliana Oliveira 90 41:22 Mariana Moreira 92 34:05 Vera Alvarez 94 39:08 2 135 [70] COC 1:59:28 Catarina Ruivo 88 46:41 Andreia Silva 88 38:00 Patricia Casalinho 87 34:47 3 140 [151] GafanhOri 2:00:57 Lena Coradinho 91 44:34 Rita Rodrigues 93 42:01 Raquel Costa 83 34:22 4 143 [52] GD4C 2:03:40 Céu Costa 71 46:46 Susana Alves 92 39:15 Joana Costa 92 37:39 5 130 [90] ADFA 2:25:22 Albertina Sá 77 46:32 Rita Madaleno 81 43:54 Marta Fonseca 82 54:56



Prova circuito nacional de sprint

 

Segunda-feira realizou-se uma prova do circuito nacional de sprint. Gostei bastante do mapa e dos percursos, haviam armadilhas e é disso que se precisa ;D Eu era a única atleta do meu escalão, no entanto tinha o mesmo percurso do que a elite, o que torna sempre mais interessante  a análise da prova.

Prova de distância média





Na terça-feira, o último dia de prova, teve lugar uma prova de distância média que contava para a taça de portugal. Os erros foram diversos, principalmente no topo da montanha, estava bastante nevoeira e eu acabei por ir na direção errada. No entanto, esta prova foi especial para mim pois foi neste mapa onde eu realizei a minha primeira prova nacional, em 2004. Eram muitas as memórias, principalmente em relação às dificuldades técnicas que tive na prova, e olhando agora para o mapa... xDResultados (Mais uma vez, o escalão 20 estava praticamente vazio...:s):1 3237 Vera Alvarez 94 [094] CPOC 30:482 2820 Ana Ribeiro 92 [037] GD Luz Verde 56:49Traga notícias mais recentes ainda esta semana.Até à próxima e, até lá... orientem-se!Vera Alvarez


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estágio Preparação EYOC 2012 Bugeat

Já lá vai quase um mês desde o meu último post... Mas vou agora pôr a escrita em dia ^^

Como tinha referido, nas férias da Páscoa desloquei-me a França para o estágio de preparação para o EYOC, que irá decorrer no final de Junho. Os terrenos mostraram-se bastante interessantes tecnicamente, onde é de notar as constantes mudanças do tipo de vegetação (verdes), que se notam muito bem no terreno com a mudança de visibilidade e, por vezes, de progressão. O tipo de cartografia é diferente do que estamos habituados, como é natural, mas penso que é acessível a adaptação. Verifica-se, também, bastante desnível, sendo crucial eu estar preparada para ele daqui a dois meses.


Nós realizámos treinos em floresta durante toda a semana, sendo que sábado nos dedicámos apenas ao sprint. No fim de semana estivemos presentes nas provas de seleção da seleção francesa para o EYOC e para o JWOC, compostas por uma prova de sprint e outra de distância longa (também uma média, mas nesta já não participámos). Embora me tenha sentido bem nos treinos, a prova de distância longa correu-me mal nos 3 primeiros pontos, perdendo quase 10 minutos. Deixo aqui todos os mapas, embora sem o GPS pois a minha pen deixou de funcionar e ainda estou a tentar arranjar uma solução :s.











Desde França, tenho estado um pouco afastada da orientação (tecnicamente), não só por não terem havido provas importantes, mas também, e principalmente pois, no final de Junho, antes do EYOC, serão também os meus exames de Português e Matemática, determinantes para a minha entrada na faculdade. Por isso, e como uma forma de pode estar presente em todas as provas e estágios, comecei a preparar-me mais cedo, o que me traz mais margem de manobra até aos exames.

Esta ausência de treino técnico contrasta, assim, com o treino físico que tenho vindo a realizar, pois estou na fase mais forte e importante de preparação física desta época. 

Amanhã vou voltar à competição, desta vez em Terras de Bouro. São os 4 dias do Minho, que englobam os campeonatos nacionais de distância longa e de estafetas, uma etapa do circuito urbano e uma prova a contar para a taça de Portugal. 

Até à próxima e, até lá, orientem-se!

Vera Alvarez

domingo, 1 de abril de 2012

Iberian Championship - 1st stage

Decorreu no último fim-de-semana, em Córdoba (Espanha), a primeira etapa do Campeonato Ibérico, sendo esta uma competição em que tenho oportunidade, ano após ano, de me bater com as atletas espanholas, o que é sempre um incentivo extra.

Apesar de serem terrenos pouco interessantes do ponto de vista técnico, fisicamente a coisa mudava de figura, sendo que curvas de nível era o que não faltava naquele mapa! 

Tivemos 3 provas: a média, o sprint (em floresta) e também a longa. Todas contavam para a classificação do Campeonato Ibérico, no entanto, apenas o média e a longa contavam para a classificação do troféu. A minha vitória em todas as provas, apesar do escasso 1 segundo de vantagem no sprint, trouxe-me confiança e certeza que estou a evoluir bem do ponto de vista físico, mesmo sendo esta uma fase da época em que ando bastante cansada e em baixo de forma.

Distância Média:

  • 1 minuto perdido no total.
  • Resultados aqui.

Sprint:
  • 55 segundos perdidos
  • Resultados aqui.
Longa:

  • 4 minutos perdidos
  • Resultados aqui.



Feitas as contas e somando as 3 provas, parto com a vantagem de cerca de 7minutos para a segunda etapa do Campeonato Ibérico, a realizar no final de setembro, o que me dá bastante segurança.

Esta semana, já de férias da escola, aproveitei para dar tudo nos treinos e descansar, a parte do treino que mais facilmente nos esquecemos mas que é tão ou mais importante que o treino em si. Amanhã vou para o tão esperado estágio de preparação para o EYOC, em França. Espero vir de lá com boas sensações sobre o terreno, sendo que vou trabalhar o mais que posso para me sentir confortável na minha orientação por terras francesas.

Até à próxima e, até lá, orientem-se! 


Vera Alvarez

quinta-feira, 22 de março de 2012

Estágio Seleção Jovem e CNE

Decorreu nos dias 10 e 11 de Março um estágio da seleção jovem, em Viseu.

Sábado de manhã fomos para o mapa da Sra. do Crasto, onde permanecemos todo o dia, e realizámos um treino de relocalização (em grupos).


À tarde realizámos 3 treinos: percurso em linha, pontos de ataque e opções longas. 




 Domingo permanecemos na Sra. dos Caminhos e, em equipas, realizámos um score, primeiro todos em grupo e depois individualmente.


foto do grupo de seleção jovem (por Cátia Marques)

Depois deste estágio, ressenti-me do tendão de aquiles, dor que só passou passada uma semana. Assim sendo, concluo que não posso arriscar tanto como dia 10 de março.

No fim de semana seguinte, dia 17 de março, decorreu uma prova do meu clube, CPOC, em Monsanto e Caselas. Eu não participei, apenas organizei. No entanto, foi triste ver como o Circuito Nacional de Estafetas, um circuito criado para que os atletas possam evoluir, tenham mais oportunidades para competir e participar em partidas em massa, foi completamente posto de lado pelos atletas e clubes, pois apenas eles tinham a ganhar em participar. Enquanto os clubes se preocuparem mais em ir às provas que contam para a Taça de Portugal coletiva do que no desenvolvimento dos seus atletas vai ser difícil a orientação portuguesa evoluir...

Este fim de semana será a primeira manga do Campeonato Ibérico, em Córdoba.

Até lá,

Vera Alvarez

segunda-feira, 5 de março de 2012

Portuguese Team's Training Camp - Viseu

Este fim de semana voltei a Viseu, para os terrenos do POM, no estágio da seleção sénior.Os treinos foram realizados em conjunto com alguns elementos da seleção sueca, o que constituiu mais um incentivo. :)

Como eu já sabia o que me esperava, senti-me muito mais preparada para enfrentar as florestas e uma vez lá não desanimei e tentei superar a minha maior dificuldade, a progressão, e, assim, sinto que desfrutei muito mais da orientação. Ao longo do estágio fui cometendo alguns erros, principalmente no control picking, no entanto e de uma forma geral, fiquei satisfeita, principalmente porque me senti muito bem na floresta e com mais vontade de continuar a treinar naqueles terrenos! 

No sábado de manhã realizámos um treino de sprint bastante interessante, em Vouzela. À tarde fizemos o control picking e à noite um treino de corredor, ambos no mapa da Sra do Crasto. Domingo fizemos partidas em massa no mapa da Sra dos Caminhos.

maior erro : 20 seg para o ponto 14

 maiores erros: 13, 14, 17, 19, 38 (saltei 1 ponto no pensamento xD)


 ponto 1

Agora é esperar pelo próximo fim de semana :)

Vera Alvarez



sexta-feira, 2 de março de 2012

18 anos, 118 dias para o EYOC

Agora que já passou o POM, é tempo de recuperar energias e treinar forte... vem aí o EYOC! Esta será a minha última oportunidade de ir a esta competição sendo este, como já referi, o meu principal objectivo desta época.

A prova vai realizar-se em Bugeat, em França. Por isso, vamos ter a oportunidade para ter um estágio de preparação nos terrenos da competição, nas férias da Páscoa, o que ainda me deixa com mais ambições para esta competição (pois sei que, se tiver ambientada aos terrenos e à espera do que vou encontrar, estão reunidas todas as condições para poder ter uma boa prestação). 

Agora resta-me treinar, treinar e treinar, não só fisicamente, mas também tecnicamente pois encontro-me numa fase em que estou a cometer bastantes erros técnicos.

Entretanto, notei no curioso fato de hoje eu fazer 18 e anos e faltarem exatamente 118 dias para começar o EYOC 2012! Coincidência? 



XIII Meeting Orientação do Centro - WRE

Decorreu no passado fim de semana, dias 25 e 26 de fevereiro, o XIII Meeting Orientação do Centro , na Marinha Grande.

Como no sábado a prova contava para o ranking mundial (WRE), eu fiz o escalão de elite neste dia. No entanto, apesar de eu pensar já ter recuperado do POM, tinha uma prova de distância longa com 11,7 km, sentindo muitas dificuldades físicas desde o início da prova. Perdi bastante tempo para o ponto 4, mas o pior foi mesmo a zona dos loops pois, como estava muito cansada, nem estava já a conseguir pensar bem para onde ir, acabando apenas por correr na direção e depois disso pensar! Assim, perdi entre 30 a 40 segundos em quase todos os pontos dos loops. Para o ponto 16, comi um gel e fiquei melhor, conseguindo aguentar o resto da prova melhor (mas ainda perdi bastante tempo para o 17).  Fiquei em 43º lugar, 3ª portuguesa.

Mapa (não era permitido o uso de GPS):


(foto tirada por António Marcolino)
Resultados aqui.

No domingo fiz a minha prova em D20, pois é este o meu escalão do ranking. Fui fazendo erros em vários pontos, sendo o 10 o mais evidente (+/- 4minutos de erros no total). Classifiquei-me em 2º lugar, a 28segundos da primeira a atleta, Hietaoja Essi (finlandesa).


(foto tirado por Tiago Leal)
Resultados aqui.

Este fim-de-semana vou participar no estágio da seleção sénior, em Viseu.

Até à próxima e, até lá, orientem-se (que eu também vou tentar)!

Vera Alvarez

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Portugal "O" Meeting 2012


O tão falado Portugal "O" Meeting...


Os terrenos fantásticos, sem dúvida, principalmente porque são únicos em Portugal e, por isso, a partir de agora, posso treinar lá frequentemente. Não só o facto dos mapas serem bastante técnicos, mas principalmente as dificuldades que senti em progredir têm de ser melhoradas. Assim, se me habituar a correr lá ao ponto de me sentir "em casa", tenho a certeza que estarei mais adaptada a bastantes terrenos no estrangeiro. No entanto, para que esteja de tal forma adaptada, são necessários muitos treinos. Por isso, neste momento, não me senti à vontade nos mapas, não conseguia correr, sou muito "mariquinhas" no meio das zonas com muitas pedras no chão e vegetação(todo o mapa!), senti que estava a correr no estrangeiro! Cheguei, mesmo, a partir para a floresta com insegurança e medo do que aí vinha (devido aos numerosos avisos do terreno ser bastante perigoso). Mas tudo isto tem de desaparecer, espero que, dentro de pouco tempo, Viseu seja um local em que eu treine com confiança, focalizando-me nos aspectos técnicos, em vez do chão!

A juntar a isto, torci o pé no segundo dia de prova (logo para o 2º ponto), sendo que no próprio dia e nos seguintes senti bastantes dificuldades (ainda mais que as que já tinha...) em correr em terrenos irregulares.

Classifiquei-me em 5º lugar no primeiro dia e nos seguintes não consegui melhor que o 10º lugar (11º, 12º, 10º). Participei, também, no sprint nocturno, mas não a ritmo de prova.

1º dia:

Sprint nocturno:
 
 Resultados do sprint

2º dia:

3ºdia: 

4ºdia: 


Em poucos dias volto para falar do XIII Meeting do Centro, que decorreu este fim de semana.

Bons treinos,
Vera Alvarez