Find...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O meu 8º começo de época: CNE, OriAlentejo, Estágio CPOC

É verdade, esta será a 8ª vez que estou a iniciar uma época na orientação! Desta vez, a 1ª etapa do Circuito Nacional de Estafetas (VII Troféu Gafanhori) e o VI Troféu Ori-Alentejo, que se realizaram em Arraiolos, foram as primeiras competições do ano. A juntar a elas, o meu clube organizou um estágio no mesmo local das provas durante o restante tempo do fim de semana. ;)

O CNE é um conjunto de competições entre clubes que surgiu este ano. Penso que este circuito será bastante enriquecedor para a orientação em Portugal, isto porque os atletas portugueses têm poucas oportunidades de competir em estafetas e sob pressão e, com este circuito, estas oportunidades tornar-se-ão mais frequentes. Para que isto se verifique é, no entanto, necessária a adesão dos principais clubes e atletas portugueses.

Nesta primeira etapa, fiz parte de uma equipa com as irmãs Beatriz Moreira e Mariana Moreira, sendo que nos inscrevemos em jovens femininos. Conseguimos ganhar o escalão com 43 minutos de avanço... Não que tenhamos feito provas fantásticas, muito pelo contrário, fiquei bastante decepcionada com a minha prestação. Este resultado não reflete apenas a já conhecida escassez de jovens atletas, como também o facto das melhores atletas nacionais não estarem presentes mas, fundamentalmente, que perdi uma grande oportunidade de treinar sob pressão. 


(fotos de Paulo Fernandes)

Aqui fica o mapa:

Parti em 1º lugar, tendo errado para os pontos 2, 3, 4, 9 e 13. Estes erros fizeram-me perder quase 3 minutos, algo que me deixa preocupada devido à exigência técnica do percurso não ser grande.

(foto site da prova)

À tarde realizou-se o OriAlentejo, sendo que eu realizei o percurso difícil feminino.

Mapa:
Esta foi, também, uma prova repleta de erros, principalmente na zona dos pontos. Tudo começou no ponto 1, onde perdi 1 minuto, seguindo-se o 4, onde outro minuto foi perdido, assim como o 5, 6 (pior opção mas, no entanto, mais segura), 7 e 9. 
Apesar desta ter sido uma má prova, consegui classificar-me na segunda posição, atrás de uma atleta finlandesa que está a treinar em portugal há umas semanas.
(foto site da prova)

Aqui estão os resultados de ambas as provas

Pela noita realizámos o percurso do parceiro desconhecido, sendo estes os mapas (tenho o gps de ambos os mapas apenas no B, sendo que marquei os pontos do A lá). O meu primeiro mapa foi o B.



No dia seguinte foi a vez deste treino:


Nunca tinha realizado este corredor e, visto que por vezes não tinha a certeza absoluto de onde estava, tornou-se difícil encaixar este treino, ficando ainda na dúvida se desta forma estará correcto.
No percurso formal a minha maior dificuldade terá sido deslocar-me no meio da vegetação! Por isso, desviei-me bastante para o ponto 4 e 7. Errei nos pontos 8 e 13.

No próximo fim de semana irá realizar-se a primeira prova da Taça de Portugal, em Arronches, sendo que no Domingo esta prova será do World Ranking Event. Por essa razão, irei participar na elite feminina. :)

Até lá,

Vera Alvarez




Sem comentários:

Enviar um comentário