Find...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Objectivos época 2012

Exigentes, ou talvez não, todos nós temos objectivos, não só desportivos mas na vida em geral. Alguns chamam objectivos a etapas pelas quais planeiam passar, tendo por base a certeza da sua concretização aquando de as denominarem de "objectivos".


Eu sou da opinião que um objectivo tem de ser bastante difícil de alcançar mas, no entanto, concretizável, tendo em conta as nossas capacidades. Apenas desta forma é conseguida a motivação necessária para treinar com afinco ao longo de todo o ano, sendo este o único caminho para conseguir cumprir os objectivos a que nos propomos.

No entanto, acreditar em objectivos altos como única forma de progredir pode ter um senão: chegar ao final da época e não alcançar o pretendido. Já me aconteceu, não nego, e na altura foi tudo menos agradável. De qualquer forma, ao analisar os erros cometidos, consegui facilmente compreender que os meus objectivos estavam dentro das minhas possibilidades como atleta na competição em questão, sendo que a falta de concentração nuns meros segundos foi determinante para a minha época ter um desfecho completamente diferente. Não pretendo, com isto, apresentar desculpas para nada nem justificar os meus erros passados, porque se um atleta tem 1 hora em toda a época para mostrar o que vale e falha, por que razão seja, a culpa  é somente sua: se não estava concentrado devia estar, se estava sob muita pressão devia ter-se preparado pois ela é inevitável, se se deixou influenciar por outro atleta, se não estava bem fisicamente, se não se sentia à vontade no terreno... O que pretendo transmitir, sim, é que os nossos objectivos devem ser altos, por muito que tenhamos medo de não os alcançar.


Esta época é o meu último ano de EYOC, sendo esta competição a minha prioridade. No JWOC, por outro lado, visto ainda poder participar mais 2 vezes além desta época, pretendo obter resultados que demonstrem a minha evolução em relação ao ano transacto e que me preparem para resultados mais ambiciosos nos próximos anos. Em Portugal, tenho ainda idade para fazer D18, mas decidi inscrever-me em D20 (tal como na época passada, tendo realizado poucas provas em 2011 por causa da lesão), embora seja minha intenção ir às DE várias vezes ao longo da época.

Assim, por ordem de importância:


EYOC (França):
  • top 5 sprint
  • top 10/15 longa


JWOC (Eslováquia):
  • top30 sprint
  • top 40 média (implica a final A)
  • top 40/50 longa


-Ganhar campeonatos nacionais em D20;
-Pertencer ao grupo de selecção de seniores (fazer mínimos: 19:45 5km, 42 10km);
-5 primeiros Portugal "O" Meeting;
-3 primeiros quando participar em DE;
-Ganhar o ranking em D20;
-Ser traçadora de percursos numa prova da época;
-Ganhar corta-mato regional em juniores.

Resta-me desejar um Bom Ano a todos, espero que os objectivos que delinearam sejam alcançados! :D

Até à próxima e até lá... Orientem-se!

Vera Alvarez

Sem comentários:

Enviar um comentário