Find...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

I COMOF Cup - Alicante

Decorreu no fim de semana passado, em Alicante, a primeira I Taça da Confederação das Federações de Orientação Mediterrânicas.

Posso dizer que há bastante tempo que não realizava provas tão más, sendo que a última prova assim que tenho memória  foi a distância longa do JWOC (!).

Participei em D20, em conjunto com a Mariana Moreira, sendo nós as duas representantes de Portugal neste escalão. No sábado obtive a 2ª posição a 14 segundos da primeira atleta (Carmen Patiño Déniz, Espanha) e no domingo fiquei em 5º lugar, a cerca de 6 minutos da Mariana, a 1ª. No entanto, isto não significa que eu tenha feito uma melhor prova no sábado (pelo contrário), significa apenas que no sábado todas fizemos muito má prova e no domingo o panorama não foi tão mau.


Fomos para Alicante quinta-feira, sendo que sexta tivemos o Model Event. Logo pelo primeiro contacto com este tipo de mapa compreendi que iria correr num terreno bastante diferente do que estamos habituados cá em Portugal. O terreno, além de desnivelado, era bastante irregular, sempre com imensas pedras soltas no chão (que dificultavam muito a corrida!). Quando o chão não estava cheio de pedras soltas predominavam os afloramentos rochosos, o que tornava o chão bastante duro a todo o momento. Não estamos adaptados a estes terrenos, por isso, a única solução é treinar lá até estarmos à altura de novos desafios no futuro! Os melhores atletas de orientação são os que melhor se adaptam a todos os tipos de terreno e isso só se ganha com a experiência.


Na tarde de sexta participamos também numa prova de sprint em Mutxamel. Fiz dois grandes erros para o ponto 1 e 2, sendo que para os restantes correu tudo bem, não indo, no entanto, a um ritmo de prova.

Model Event:

Sprint:

Sábado foi a vez da prova de distância média, que contava para o WRE na elite. Cometi bastantes erros, sendo que perdi no total (para a melhor atleta em cada pernada, menos no ponto 4 pois considero que o tempo da melhor atleta nessa pernada podia ser bastante melhor)  9min e 30seg.

Mapa distância média:
Resultados aqui.

Domingo, na prova de distância longa, a situação não melhorou para os meus lados. O pior e mais estúpido erro foi para o ponto 5, enquanto corria num caminho, pois decorei apenas que tinha de virar no próximo caminho à esquerda e abstraí-me da prova, sendo que quando dei por mim tinha virado no caminho errado e já não fazia ideia onde estava...! Além disso, tive dificuldades físicas a partir do ponto 2 pois, devido ao chão ser muito duro, senti fortes dores nos tendões de Aquiles durante a prova. Ao somar todo o tempo perdido obtive um total de 13min e 10seg.

Mapa distância longa:
Resultados aqui.

Seleção Portuguesa na Taça COMOF (foto tirada e cedida por Manuel Dias)

É já este fim de semana o Portugal "O" Meeting, em Viseu, a prova em território nacional mais aguardada da época! 

Até à próxima e até lá... Orientem-se! 


Vera Alvarez





Sem comentários:

Enviar um comentário